Soluções de Mobile Marketing como a geolocalização selarão o futuro desse mercado. Há alguns anos, apesar de já existirem soluções e tecnologia disponíveis, não se falava em campanhas de mobile entre empresas e nem entre suas agências de publicidade. Ou seja, a demanda não partia de nenhuma das pontas. Para nós, integradores de tecnologia entre operadoras e usuários de dispositivos móveis e Internet móvel, essa realidade já mudou drasticamente. Quem manda nessa mudança é o consumidor.

Com as redes sociais – acessadas em grande parte por meio de smartphones como mostram pesquisas – campanhas e promoções virais que oferecem vantagens ao usuário atraem e engajam maior número de pessoas. O consumidor não quer somente ações que divirtam e entretenham, mas também quer receber algo em troca.

Quando marcas de prestígio e relevância no mercado passaram a realizar boas campanhas mobile que trouxeram resultados concretos, fechou-se a equação entre mobile / consumidores / marcas / resultados e o cenário finalmente teve o seu turning point. O que hoje as empresas procuram com o mobile marketing: interatividade direto com seu usuário final.

A geolocalização, tecnologia nova ainda em fase de implementação nas operadoras, permitirá que a empresa saiba onde o seu cliente está e assim possa oferecer as melhores promoções especificamente para ele. Por isso será de grande interesse principalmente para redes de varejo. Com a geolocalização, elas poderão focar de forma tão certeira em seus consumidores, que o Mobile Marketing será um caminho sem volta. Imagine entrar em um shopping e receber um SMS de sua loja favorita dizendo que se você comprar um produto ganhará um desconto naquele momento? Esse tipo de vantagem e exclusividade atrai o consumidor em cheio, que se sente privilegiado. Acertar o cliente no exato momento em que ele está disposto a comprar é uma enorme vantagem que só a tecnologia móvel pode proporcionar.

Enquanto a geolocalização não está no ar – o que deve acontecer até o final do ano – ações virais, que atraem grande quantidade de pessoas estão no briefing das marcas.

A P&G, por exemplo, com a sua promoção "Avião do Faustão", já incluiu a participação por SMS, de maneira que o número de consumidores concorrendo ao prêmio aumentou radicalmente, pela facilidade, praticidade e rápida interação envolvida em um simples ato de mandar um SMS. Aplicativos e games vinculados a redes sociais também figuram entre as mais recentes demandas. Quando atrelada a outras ações consistentes, essa ferramenta pode contribuir para um gigantesco compartilhamento da marca entre milhares de clientes. O mercado pode estar certo de que em um futuro muito próximo o mobile será exigência de dez entre dez marcas para suas campanhas, e toda a cadeia de serviços dessa indústria – operadoras, integradores, desenvolvedores e agências digitais – experimentará um crescimento ainda maior do que temos hoje.