A Multilaser, fabricante nacional de smartphones e tablets, está conquistando espaço no mercado com a redução do poder aquisitivo dos brasileiros. De acordo com o gerente comercial da empresa, Odinei de Castilhos, seus produtos, que antes eram consumidos pelas classes de menor renda da população, já começam a entrar nas camadas médias, o que deve levar a empresa as ter 4% de fatia do mercado até o fim de 2016.

“Nosso target sempre foi o público C e D. Com eles nós sempre tivemos destaque e crescemos muito”, relata Castilhos. “Mas, com o ‘achatamento’ do poder aquisitivo do brasileiro, estamos começando a entrar no gosto da classe B”.

Segundo Alcino Dedavid, diretor comercial e marketing da varejista Multisom, a falta de smartphones baratos e feature phones por parte das grandes empresas como LG, Motorola e Samsung, abre espaço para Multilaser, Positivo e outras companhias menores apresentarem seus produtos.

“O mercado brasileiro está com muito espaço no segmento de smartphones”, disse Dedavid, que possui lojas físicas e online no Sul do País. “Hoje, as grandes marcas apostam no mercado high-end e esquecem do mid-range.”

Lançamentos

O crescimento em uma nova camada da população leva a Multilaser para duas grandes investidas: o lançamento de um smartphone considerado entre as gamas média e alta de preço, o MS70, e um sistema de pagamentos móveis.

Com lançamento destinado para o fim de 2016, o handset já possui confirmado em suas especificações: processador octa-core, tela de 5.8 polegadas, conexão 4G, 3 GB de RAM, Android Marshmallow (6.0). O executivo ressalta que a fabricação dos dispositivos é feita na unidade fabril própria da Multilaser, em Extrema/MG, cidade a 476 km de Belo Horizonte.

Ainda em estudos, o sistema de m-payment da Multilaser atenderá a uma camada específica da população, mas seus executivos preferiram não revelar maiores detalhes por enquanto.

Liderança entre os pequenos

Outro segmento que a fabricante brasileira vê potencial é o de tablets. Embora grande parte do mercado apresente receio no desenvolvimento desses dispositivos, a Multilaser aposta nele, uma vez que se mantém líder no País com 29% da fatia de mercado, segundo a Gfk.

“A nossa ideia do tablet é crescer entre a camada mais jovem (infanto-juvenil) da população”, disse Castilhos. “Hoje, 92% do mercado de tablets é dominado por aparelhos que custam até R$ 599, como os nossos”. Pensando neste setor e em seu público, a Multilaser prepara para o dia das crianças lançamento com tablets temáticos, com marcas da Galinha Pintadinha e Princesas.

O mercado de feature phones é outra categoria que a empresa lidera. Com o mesmo percentual de 29% de share, a Multilaser acredita que ainda há espaço para esse tipo de telefone, principalmente entre idosos que compram seu primeiro celular. Para eles, o gerente da empresa explica que possui modelos com teclas grandes (VITA II) e conexão 3G (UP 3G).