A multa de 4,34 bilhões de euros aplicada pela União Europeia ao Google por abusar de sua posição no mercado de smartphones é a maior pena financeira da história do órgão contra uma empresa de tecnologia norte-americana.

A Statista comparou nesta quarta-feira, 18, o valor da punição ante outras multas do organismo antitruste europeu. Nele é possível notar que o Google só perde para ele mesmo, uma vez que é o segundo colocado com uma multa de 2,42 bilhões de euros. Qualcomm, Microsoft, Intel e Facebook também são outras empresas que levaram altas penalidades financeiras.

Outro ponto levantado pela empresa de análise de mercado é o domínio do Google no mercado de motores de busca, sistema operacional móvel e navegadores na Europa. Os dados do segundo trimestre de 2018 mostram domínio quase absoluto do Google em buscadores nos cinco principais mercados europeus (Espanha, Itália, França, Alemanha e Grã-Bretanha). Em OS de smartphones, a companhia norte-americana só está abaixo de 50% de share na Grã-Bretanha. E em navegadores, somente na França e na Grã-Bretanha a empresa tem menos da metade do mercado.

Após a decisão da Comissão, o CEO do Google Sundai Pichar defendera que a companhia é plural e tem competição. Entre os pontos defendidos pelo executivo que não estão no relatório da comissária Marghete Vestager estão a competição com o iOS da Apple, a abertura para outros apps no Google Play e milhões de desenvolvedores que criam apps para o sistema operacional Android.