Em apenas dois dias, o site naomeperturbe.com.br já conta mais de 1 milhão de pessoas cadastradas. Lançado no último dia 16 pela Anatel, a plataforma permite o cadastro de consumidores que não desejam mais receber ligações de telemarketing das empresas de telecomunicações.

Segundo Fábio Koleski, gerente de interações institucionais, satisfação e educação para o consumo da Anatel, a adesão ao site está dentro do esperado. “A gente conseguia sentir que existia um incômodo muito grande do consumidor com essas ligações e o que esses números mostram é que esse incômodo é concreto”, comentou.

É importante frisar que, assim que o usuário realiza o cadastro, as empresas têm o prazo de 30 dias para efetivamente cancelar as ligações para o telefone cadastrado. Ou seja: a suspensão das ligações do telemarketing das empresas não é imediata. Outro aspecto importante é que o site serve apenas para cancelar a oferta de serviços de telecomunicações: TV por assinatura, banda larga e telefonia fixa e móvel. As empresas que ofertam serviços de crédito, por exemplo, não estão no acordo com a Anatel.

Presente no código de autorregulação proposto pelas operadoras de telecom, o “não me perturbe” foi acelerado após determinação da Anatel, que estabeleceu 30 dias para a implementação do cadastro. A ferramenta tem participação de Algar, Claro, Oi, Nextel, Sercomtel, Sky, TIM e Vivo; o cliente pode escolher de quais operadoras não deseja receber ligações com finalidade de venda de produtos.