A prefeitura de Blumenau, cidade a 150 km de Florianópolis, desenvolveu um aplicativo para alertar sua população sobre a possibilidade de catástrofes naturais na região, o ALERTABLU. Desenvolvido pelo município em parceria com a Genexus, o app possui aproximadamente 5 mil downloads na loja de aplicativos do Google, a Google Play.

O aplicativo se destaca por conta de suas funcionalidades para notificar o cidadão de problemas com a chuva. A região sofre com os temporais no começo do ano que alagam as ruas e enchem o rio Itajaí-Açu. Essa condição deixa a cidade em estado de vigilância, alerta, atenção ou prontidão.

Esse projeto tem uma versão para Internet conhecida como “Sistema de Monitoramento e Alerta de Eventos de Blumenau”. Nele, os usuários podem visualizar dados pluviométricos e meteorológicos divididos por bairros, além de mostrar o mapa da cidade, alertas, previsão do tempo, nível do rio, dados e informações da Defesa Civil.

No entanto, com a necessidade dos alertas chegarem à população rapidamente, a prefeitura criou um modelo para dispositivos com o sistema Android. De acordo com Julio Cezar Silva, diretor de sistemas da prefeitura de Blumenau, a parte da migração entre web e mobile “ainda não está completa”, mas será publicada uma segunda versão "em breve".

Outra novidade que o município deve adicionar em breve serão aplicativos do ALERTABLU para iOS e Windows Phone. De acordo com o funcionário, a equipe de TI da cidade está trabalhando para entregar os apps antes do aniversário de 165 anos de Blumenau, em 2 de setembro.

Funcionalidades

No ALERTABLU, o app avisa ao cidadão a previsão do nível do rio a cada hora, caso a cidade esteja em estado de atenção. Também é possível cadastrar ruas para verificar a cota pluviométrica para a próxima hora, graças a sensores instalados pela cidade.

Em tempestades mais fortes que por vezes atingem a região, com ventos de até 150 Km, é comum a Internet cair. Por isso, foram criadas alternativas para a comunicação dos alertas, como o uso de SMS. “Temos procurado colocar o maior nível possível de funcionalidades offline. Hoje, os alertas também são enviados por SMS. Para recebê-los, o usuário pode se cadastrar ligando na central telefônica da prefeitura ou digitando os dados pessoais dentro do próprio app”, explicou Julio Cezar Silva.

Previsão do tempo

O diretor de sistemas de Blumenau informa que enquanto as chuvas do verão não chegam ao município – mais conhecido por abrigar a festa alemã Oktoberfest – os cidadãos estão usando o ALERTABLU para ver a previsão do tempo.

“O app é sazonal, para momentos de catástrofe climática. Esperamos mais de 100 mil downloads no começo do ano. Mas por enquanto ele está servindo para previsão de tempo”, disse o funcionário municipal.

Para o crescimento de downloads, Silva explica que conta com o apoio de rádios, jornais e TVs locais.

ALERTABLU para Android