TIC Domicílio 2020

Usuários de Internet por dispositivo utilizado

O Brasil tem 152 milhões de usuários de Internet, o que representa 81% da população acima dos 10 anos. Os dados são da última pesquisa TIC Domicílios 2020, desenvolvida por Cetic.br|NIC.br e apresentada nesta quarta-feira, 18. O número sobe para 87% (ou 164 milhões) com o “indicador ampliado”, que, durante a entrevista, identifica aqueles que não se consideram usuários de Internet. São pessoas que usam apps de mensageria e redes sociais no celular, mas sem usar a franquia de dados por conta do plano oferecer como cortesia, o chamado zero rating.

O estudo também aponta um aumento de 12 pontos percentuais no acesso à Internet nos domicílios (83%), na comparação com 2019. Esta é a primeira vez que o levantamento identifica uma proporção maior de domicílios com acesso à rede do que indivíduos usuários.

Apesar de um expressivo crescimento da rede banda larga fixa (45%) nas residências como principal tipo de conexão (aumento de 8 pontos percentuais na comparação com 2019) e do aumento de 6 p.p. do número de computadores (45%), o celular ainda é o dispositivo mais relevante para o acesso à Internet, com 99% dos brasileiros tendo o dispositivo móvel e 58% acessando a Internet exclusivamente através desse equipamento, dado que se manteve se comparado com a TIC Domicílio de 2019.

“O número se manteve. Todas as variações foram dentro da margem de erro e a proporção se manteve de um ano para outro. O celular possibilitou o acesso à Internet de todo o lugar, mas para trabalho e estudo, por exemplo, ele tem um uso limitador”, diz Fabio Storino coordenador da pesquisa TIC Domicílios no Cetic.br|NIC.br em conversa com Mobile Time.

Durante sua apresentação, Storino reforçou que o smartphone é um ponto que informa sobre o nível da qualidade da Internet que o brasileiro consome: “Esse é um indicador importante para abordar a qualidade do acesso à Internet, sobretudo num contexto em que se tem uma demanda por trabalho e ensino remotos”, completou o coordenador durante a apresentação dos dados.

TIC Domicílio 2020

Usuários de Internet por acesso exclusivo pelo celular

A TIC Domicílios 2020 aponta ainda que 90% das pessoas das classes D e E acessam à Internet exclusivamente pelo celular, enquanto na classe A, apenas 11%.

Os usuários que acessam exclusivamente a Internet por handsets são, em sua maioria, residentes de zonas rurais (84% contra 54% das zonas urbanas); e moram na região nordeste (72%) e no norte (60%). A título de comparação, 48% dos moradores da região sul e 52% do sudeste usam apenas o celular na web.

As populações preta (65%) e parda (60%) são as que mais usam o dispositivo móvel para acessar à Internet, enquanto a branca registra a menor proporção (48%). A proporção é de 81% entre aqueles que têm apenas o ensino fundamental, enquanto entre quem possui nível superior é de apenas 15%. A proporção é baixa pois essa camada faz uso de múltiplos dispositivos.

Transações financeiras

A pesquisa também identifica um aumento de 10 p.p. de realização de transações financeiras online (43%), com destaque para o crescimento entre a classe C (de 13 p.p.) e D/E (10 p.p.)

Entre os motivos para esse rápido crescimento, de acordo com Storino, estão os fechamentos das agências e a chegada do Auxílio Emergencial – para solicitar, receber e movimentar o benefício era necessário do acesso à Internet.

Metodologia

A pesquisa realizou entrevistas em uma amostra de 5.590 domicílios, parte por telefone e parte por meio de coleta face-a-face. A metodologia de coleta foi adaptada em razão da pandemia. Confira todos os dados da TIC Domicílios 2020 aqui.