A Telenor, empresa norueguesa provedora de serviços de telecomunicações de Mianmar, anunciou no sábado, 6, que recebeu ordens do governo militar que tomou o poder no país para que todas as operadoras de celular desligassem temporariamente suas redes de dados. Apenas os serviços de voz e SMS permanecem abertos.

As instruções teriam vindas do Ministério dos Transportes e Comunicações (MoTC). Segundo a companhia norueguesa, o MoTC cita a Lei de Telecomunicações, que teria um dispositivo “para impedir a circulação de notícias falsas e para a estabilidade da nação e o interesse do público”. “O Grupo Telenor está seriamente preocupado com este desenvolvimento em Mianmar e enfatiza que a liberdade de expressão por meio do acesso aos serviços de comunicação deve ser mantida em todos os momentos, especialmente em tempos de conflito”, afirmou a provedora.

Além de bloquear celulares, o governo já havia cortado o Facebook – uma das formas de comunicação mais populares no país – Instagram e Twitter. De acordo com o Netblocks, um observatório de conectividade das redes no mundo, existe a possibilidade de os militares bloquearem a Internet completamente, uma vez que vem acontecendo blackouts contínuos.

A interrupção de acesso à Internet faz parte do golpe de Estado em curso no país asiático desde o dia 1 de fevereiro, quando o Exército de Mianmar derrubou o governo eleito, prendeu líderes, e suspendeu os voos. A restrição à comunicação seria para diminuir a organização de protestos, e a repercussão internacional da situação do país.