Os usuários do transporte público de São Paulo desaprovam a limpeza e a manutenção feitas nos ônibus da cidade. O Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) informou o resultado da pesquisa feita por meio do aplicativo MoveCidade (Android, iOS), cujos usuários deram uma nota média de  2,5 para o serviço de asseio e conservação dos ônibus na capital paulista, em uma escala de 1 a 5.

Na análise feita pelo Idec com 1,7 mil usuários participantes nos últimos dez meses, sendo 975 passageiros de ônibus, a modalidade de transporte teve outras categorias com nota superior à limpeza e manutenção, são elas: segurança (3,2), trânsito (2,95), lotação (2,95) e motorista (2,75). A média do modal foi 2,95, se somadas as notas em todas as áreas consideradas no estudo.

Os dados foram repassados para a SPTrans, responsável pelo transporte metropolitano de ônibus na capital, nesta segunda-feira, 18, com o começo das atividades da Semana da Mobilidade, evento que incentiva o uso do transporte coletivo e compartilhado. A ideia é que esses dados ajudem o órgão regulador paulistano a aperfeiçoar licitações e regulamentação das viações que operam na cidade.

Criado pelo Idec em parceria com o Instituto Clima e Sociedade (iCS) e com o Laboratório de Experimentação Digital (LED), o app MoveCidade também recebe notas de outras modalidades de transporte, como metrô, trens e ciclovias. Além de São Paulo, o app vai funcionar em breve no Rio de Janeiro (26 de setembro) e em Belo Horizonte (28 de setembro).