A provedora de serviços de Internet sul-coreana SK Broadband e a Netflix anunciaram nesta segunda-feira, 18, um acordo entre as empresas para o custeio da rede de Internet, ou seja, o fair share, ou network fee.

A decisão chega depois de três anos de uma batalha judicial que começou em 2020, quando o ISP processou a plataforma de streaming por conta dos expressivos aumentos do tráfego de rede depois dos lançamentos das séries Squid Games e D.P, responsáveis por um incremento no tráfego de 24 vezes desde maio de 2018, pedindo uma contribuição para arcar com os custos por isso. Segundo a sul-coreana, a Netflix começou a usar uma linha dedicada da SK para fornecer quantidades cada vez maiores de conteúdo de vídeo de alta definição com muitos dados para espectadores na Coreia a partir de servidores no Japão e Hong Kong.

Em seguida, a Netflix revidou com um outro processo.

O tribunal determinou que a empresa norte-americana deveria cobrir os custos do aumento da demanda. A SK estimou aproximadamente US$ 23 milhões, segundo matéria da Reuters.

Com o acordo, que, na prática é o pagamento de uma taxa por uso da rede de Internet, ou fair share, as empresas começarão a oferecer pacotes que combinam Netflix com IPTV da SK Broadband e planos de serviços da SK Telecom. As duas empresas também estão procurando maneiras de “aproveitar as tecnologias de IA desenvolvidas pela SK Telecom e SK Broadband.”