A Alelo lançou recentemente o serviço Veloe (Android, iOS), uma plataforma que permite pagamento de pedágio e estacionamento via tag (etiqueta de passagem). Contudo, a solução se destaca por ser a primeira B2C e B2B da empresa.

“A Veloe surgiu a partir dos interesses dos bancos de repensar os meios de pagamentos. Deixou de ser um viabilizador de pedágio, de estacionamento e está virando um meio de pagamento com o veículo”, explica Maria Izabel Gribel, líder de desenvolvimento do Veloe. “Hoje o Veloe está com pedágio e estacionamento, mas pode receber mais funções no futuro”.

Entre as funções que estarão em breve na plataforma estão dividir uma conta de um estacionamento ou pedágio com um usuário, mas a executiva acredita que a solução poderá ir além: “Ele é um meio de pagamento em mobilidade. Eventualmente, poderá efetuar pagamentos, mesmo com créditos da Alelo. Funcionará como uma carteira virtual, seja por app, tag e um outro dispositivo que vamos lançar no futuro”.

A bandeira especializada em benefícios tenta se diferenciar ao oferecer a tag por meio de uma jornada digital. A aquisição, a gestão e o pagamento podem ser feitos por meio do site. Sua mensalidade sai por R$ 18,90 para shoppings e estacionamentos urbanos e R$ 14,90 para estradas.

Para o B2B, o preço da solução pode variar, uma vez que é customizável para pequenas e grandes frotas de veículos. Vale frisar que a solução funciona inclusive com múltiplas etiquetas B2B e B2C no mesmo veículo.

Desempenho e disponibilidade

Desde julho no mercado, a aplicação permite que usuários passem  por cancelas em estacionamentos de shoppings e de pedágios de estradas inicialmente. Atualmente, o Veloe pode ser usado em todas as estradas do estado de São Paulo. De acordo com Gribel, o Rio de Janeiro irá atingir 100% de cobertura ainda neste mês. Até o final do ano a expectativa é de que entre 52 e 57 das principais estradas aceitem o meio de pagamento por etiqueta, e no começo de 2019 alcance as 64 principais rodovias do País.

Em shoppings, o Veloe possui assinatura com todos os grandes grupos do País. Em São Paulo, 30 centros comerciais já aceitam o meio de pagamento em seus estacionamentos. Até o final de 2018, a solução estará ativa em toda rede relevante em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Em usuários, a expectativa é que a aplicação tenha 1,5 milhão de consumidores até 2020.

Carros compartilhados e caronas

Outras duas soluções que foram desenvolvidas são Carona Alelo (Android, iOS) e Alelo Carro Compartilhado (Android, iOS). O app de carona é uma ferramenta que cruza a localização dos usuários e possibilita oferta de ida e volta aos colaboradores de empresas. Já a solução de carro compartilhado oferece a opção de ver, reservar e usar carros compartilhados.

Feito em parceria com a Bynd, o Carona Alelo está em implementação no Bradesco. Já o Alelo Carro Compartilhado foi desenvolvido com a Mobilicidade e tem pelo menos uma empresa em implementação, mas seu nome não foi revelado. Questionado sobre o modelo de negócios para essas duas aplicações, André Turquetto, diretor de produtos da Alelo, explicou que a solução é oferecida como mais um benefício para as companhias.

“São produtos de aproximação das empresas”, disse o diretor nesta quinta-feira, 18, durante evento organizado pela Deloitte. “Nós procuramos estabelecer parcerias com nossos clientes. Tenho 100 mil clientes-empresa. O que a gente faz é oferecer essas capacidades (soluções) para o parceiro”.

As duas ferramentas foram lançadas e testadas primeiramente na empresa de cartões de benefícios.

Mobilidade urbana

Entre os produtos que a Alelo também apresentou é o Alelo Mobilidade. Uma solução que permite ao cliente-empresa oferecer como benefício mais de 20 modais de transportes para seu funcionário. Por meio de um cartão, o consumidor poderá pagar corridas de táxi, transporte com carro particular, bicicleta, zona azul, carregar o bilhete único e até transporte aéreo. Assim como acontece com outros benefícios da empresa, o saldo pode ser visto pelo app Meu Alelo (Android, iOS), que possui atualmente 6 milhões de usuários diários.