A Praia de Copacabana receberá um projeto piloto de iluminação inteligente feito pela Juganu em parceria com a Qualcomm. Neste primeiro momento, serão substituídas quatro luminárias com componentes para ativar novos serviços digitais como 5G, Wi-Fi 6 para os passantes, e duas câmeras com inteligência artificial em cada um dos postes.

O projeto usa a infraestrutura já existente no calçadão da praia, e, com a instalação da luminária da Juganu, não há necessidade de adicionar novos cabos ou antenas de telecomunicações. Por isso, não houve interferência na paisagem urbana ou dano ao calçadão.

A solução possui uma gNodeB do tipo “5G small cell”. Uma gNodeB é um nó em uma rede celular que fornece conectividade entre o equipamento do usuário (UE) e o núcleo de pacote evoluído (EPC), assim como uma estação radiobase. O equipamento possui tecnologia da Qualcomm FSM 100xx 5G RAN Platform e em breve disponibilizará também o 5G mmWave.

Esta etapa do projeto deverá perdurar, pelo menos, até o fim do ano. A ideia das empresas é disponibilizar as luminárias inteligentes em toda a orla de Copacabana após o fim do piloto.

Foto: Luminária da Juganu em parceria com a Qualcomm na Praia de Copacabana. Foto: divulgação/Qualcomm