A prefeitura de São José dos Campos/SP, cidade a 100 km da capital paulista, firmou parceria com a ABDI e o Parque Tecnológico de São José dos Campos para instalar luminárias inteligentes com conectividade 5G no centro do município, formando uma rede celular privativa.

Ao todo, 11 equipamentos da Juganu foram implantados na rua Coronel José Monteiro. De acordo com a administração local, o 5G será liberado para o comércio local e posteriormente a população terá acesso gratuito ao Wi-Fi via luminária. Não há custos envolvidos para a cidade que realiza a prova no regime de sandbox.

Além de São José dos Campos, a parceria da Juganu com a ABDI instalou 250 equipamentos em outras 11 cidades brasileiras. Em conversa recente com Mobile Time, Bruno Gemus, CEO da Juganu, afirmou que a expectativa da empresa é ter 3 mil luminárias instaladas até o final de 2023 no Brasil.

Equipamentos

Luminárias instaladas em rua do centro de São José dos Campos/SP (crédito: Claudio Vieira/PMSJC)

Fabricados em Israel, os equipamentos da Juganu possuem: Wi-Fi 6; small cells 5G da Nokia na faixa de 3,8 GHz; backhaul de rádio em 5,4 GHz; duas câmeras, uma em cada lado, para controle de tráfego; software de telegestão; lâmpada LED.

Em alguns casos, a luminária inteligente pode ser testada com outras aplicações, como FWA, reconhecimento facial ou leitura de placas de veículos. Isso torna possível a oferta de serviços de conectividade pelas concessionárias de iluminação pública e uma alternativa para ampliar o parque de antenas da quinta geração nas cidades brasileira.

MPN

O CEO da Juganu no Brasil vai apresentar o case ‘Rede privativa 5G na iluminação pública de cidades brasileiras’ durante o 3º MPN Fórum, dia 12 de julho, no WTC, em São Paulo. Também participa do evento Igor Calvet, presidente da ABDI, que estará no painel de abertura ‘Perspectivas para o mercado de redes privativas celulares no Brasil’. A programação completa e mais informações estão disponíveis em www.mpnforum.com.br.