O Banco Inter (Android, iOS) anunciou nesta quarta-feira, 18, a aquisição de 45% da rede de adquirência BMG Granito. Assim, realizou uma joint-venture com o BMG (Android, iOS).

Ao Mobile Time, o Inter informou que desembolsou R$ 90 milhões, e o valor de validação ao final da compra (valuation post money, em inglês) pode chegar a R$ 200 milhões.

Na operação de aquisição, Inter e BMG terão 45% cada e os sócios da Granito, 10%. Importante dizer que, antes, o BMG tinha 75% de participação da adquirente.

Estratégia e operação

A estratégia de vendas do Granito terá o BMG cuidando do presencial e o Inter, do digital. Com isso, a adquirente ganha mais espaço no mercado para oferecer abertura de contas e produtos bancários via banco digital do BMG. Por sua vez, o Inter passa a oferecer o serviço de adquirência aos seus clientes pessoa jurídica.

Seguem no comando da adquirente Rodrigo Luiz Teixeira (CEO) e Roberto Masotti (COO). Por outro lado, os dois bancos ficam responsáveis pela direção financeira. A aprovação da compra depende da aprovação dos órgãos de regulação do País.

Com a aquisição, BMG Granito passa a se chamar apenas Granito. Criada em 2015, a Granito tem 27 mil clientes, a maioria pequenos varejistas. Operando com 20 bandeiras de cartão e em 100 cidades, o volume total de compras da adquirente foi de R$ 1 bilhão nos primeiros nove meses de 2020.