A Mastercard contabilizou 31 milhões de transações contactless no mês de setembro de 2020 no Brasil. A maioria dessas operações aconteceram com cartões com o sensor NFC (84%). Os 16% restantes foram com carteiras em smartphones e dispositivos vestíveis.

A informação foi compartilhada por Ana Paula Lapa, vice-presidente de produtos e inovação da Mastercard no País, durante uma transmissão em vídeo que exibiu uma pesquisa da Americas Market Intelligence sobre o uso de meios de pagamento durante a pandemia do novo coronavírus.

Vale lembrar que o pagamento contactless foi indicado como opção segura de pagamento nas ruas durante a pandemia, uma vez que reduz o contato com dinheiro e com a máquina de cartão, e assim diminui a possibilidade de transmissão da doença ao pagar um compra ou serviço.

Pesquisa

A análise foi feita com 464 usuários no Brasil entre setembro e outubro deste ano, sendo que 94% deles possuíam smartphone. A análise contou ainda com oito bancos tradicionais e duas fintechs. No estudo, 35% dos entrevistados disseram que aumentaram o uso dos pagamentos contactless durante a crise pandêmica, 18% usaram pela primeira vez e 11% pediram um cartão com o sensor pela primeira vez.

Por outro lado, 57% reduziram o uso do papel moeda por conta da Covid-19.

“Essa é uma das mudanças que veio para ficar, a redução do dinheiro. Quando ele (cliente) se expôs a esses novos meios de pagamento, percebeu que essas opções vieram para ficar. E para nós, da Mastercard, esse movimento ajuda na inclusão financeira”, completou Lapa.

O resultado pode ser visto nos meios de pagamentos mais usados no mercado de rua durante a Covid-19. Considerando contactless e outros, 30% dos entrevistados pagaram com crédito; 25%, com débito; 23%, em dinheiro; 22%, com outros meios (vide boleto, transferência, PayPal, Mercado Pago, entre outros).

A pesquisa também comprovou o que foi visto nas ruas, com as agências bancárias fechadas ou vazias.