A Nokia, em parceria com a Qualcomm e a operadora finlandesa Elisa, anunciou que alcançou a velocidade de 8 Gbps com uma ERB 5G usando ondas milimétricas (mmWave). Foram utilizados dois rádios Nokia AirScale, cada um com 800 MHz na faixa de 26 GHz. Eles forneceram conectividade a dois smartphones e cada um atingiu velocidade de pico de 4 Gbps. A velocidade foi apresentada na terça-feira, 17, na sede da operadora móvel Elisa, na capital Helsinque.

As ondas milimétricas funcionam em frequências extremamente altas, e assim oferecem uma maior velocidade. A Nokia, que conta com um laboratório na cidade finlandesa de Espoo, entrou com a tecnologia 5G mmWave, a Qualcomm com os dispositivos de teste para smartphones, e a Elisa com sua rede comercial.

A Finlândia é um dos líderes na implementação da tecnologia 5G no mundo. A operação comercial desta rede já está em vigor no país desde o início do ano passado. Em dezembro de 2018, o aeroporto de Helsinque, numa operação pioneira, passou a oferecer rede 5G. O projeto contava com um robô que circulava pelo aeroporto registrando vídeos em tempo real, além de guiar os passageiros para os terminais corretos. Atualmente, esta tecnologia de robôs é usada também em diversos serviços da Finlândia, como hospitais e bancos.