Cristiano Amon, CEO da Qualcomm; e Nicki Palmer, CDPO da Verizon

Em breve será possível chegar a 10 Gbps de downlink em redes celulares 5G e, assim, dar mais dinâmica e estabilidade à troca de informações, seja para o usuário final ou empresas. A informação foi compartilhada por executivos da Qualcomm e da Verizon nesta terça-feira, 1º, durante o lançamento da nova plataforma móvel da companhia para dispositivos da camada mais alta de preços, o Snapdragon 888 5G Mobile Platform.

De acordo com Nicki Palmer, chief developer product officer da Verizon, a rede da operadora alcançou 4 Gbps em testes de laboratório e, agora, a indústria caminha para chegar aos 10 Gbps. Por sua vez, Alex Katouzian, vice-presidente sênior e gerente geral de mobile da Qualcomm, explicou que o novo modem do Snapdragon 888, x60, já alcança velocidades próximas de 7,5 Gbps nos testes.

“Nós estamos em rota para alcançar os 10 gbps (de velocidade de downlink). As capacidades tecnológicas estão disponíveis no mercado. Acredito que é algo que poderemos falar mais nos próximos meses”, afirmou Katouzian.

Cristiano Amon, CEO da fornecedora, lembrou que em um teste da Qualcomm com a operadora Elisa e em parceria com a Nokia, foi possível alcançar uma velocidade de downlink de 8 Gbps no mês de novembro: “Estamos chegando muito perto (dos 10 gbps). Mas é importante dizer que nunca imaginaríamos que seria possível atingir a velocidade do wireless no mobile”, completou Amon.

Novo Snapdragon

Apresentação do Snapdragon 888

Lehka Motiwala, diretora de gerenciamento de produtos da Qualcomm

Apresentado nesta terça-feira durante o Tech Summit Digital 2020, o novo Snapdragon 888 destaca-se pelo modem X60 modem RF System, a terceira geração de conectores 5G que permite acesso em redes FDD, TDD, ondas milimétricas (mmWave), sub 6 GHz, DSS, NSA e AS, carrier aggregation no 5G, além de permitir MultiSIM global.

Outro diferencial é o conjunto de inteligência artificial da Qualcomm, o AI Engine, que chega a sua sexta geração. Baseado em um novo chip Hexagon, o AI Engine permitirá realizar operações de 26 trilhões de operações por segundo (Tops), 11 Tops superior ao modelo anterior, o Snapdragon 865.

Destacam-se ainda, o processador de imagem (ISP), 35% mais rápido que a versão anterior e capaz de tirar fotos de 2,7 gigapixels por segundo ou 120 fotos de 12 megapixels (o padrão mais habitual hoje) por segundo; e o chipset, que recebe a terceira geração do Snapdragon Elite Gaming, permitindo performances de jogos em até 144 quadros por segundo (fps) por meio da nova unidade gráfica Qualcomm Adreno.

Entre as empresas com smartphones confirmados para 2021 com o Snapdragon 888 estão Asus, Motorola Xiaomi, Black Shark, Meizu,Nubia, Oppo, LG, OnePlus, realme, Sharp, Vivo e ZTE.