Embarque + Seguro

O projeto Embarque + Seguro, iniciativa de check-in e embarque com solução de reconhecimento facial em alguns aeroportos do Brasil, encerrou sua fase de testes. Entre outubro de 2020 e setembro de 2021, foram 270 voos que ofereceram a modalidade de embarque com a participação de mais de 3 mil passageiros e duas empresas aéreas. Os dados foram compartilhados por Paulo Possas, coordenador geral de facilitação e desempenho operacional, Secretaria Nacional de Aviação Civil, Ministério da Infraestrutura, durante sua participação no Mobi-ID, seminário promovido por Mobile Time nesta quinta-feira, 18.

O projeto foi testado nos aeroportos de Florianópolis, Salvador, Rio de JaneiroBelo Horizonte (Confins), e em Congonhas (SP) e em Brasília. A iniciativa utiliza a base de dados biométricos do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e do Senatran (da CNH).

“O projeto piloto está finalizado e os aeroportos estão estudando como o business vai funcionar. E está aberto para qualquer fornecedor de equipamento que queira participar. Para isso, essas empresas devem procurar o Serpro para fazer uma NDA. Como temos a maioria dos aeroportos concedidos, a concessionária poderá fazer o processo de licitação diretamente com a operadora. Mas, para os outros casos, a Infraero fará a licitação. De todo modo, nosso projeto é agnóstico, desde que as empresas atendam aos requisitos. Queremos que ele saia do papel”, resumiu Possas.

Para o futuro, a ideia é levar a solução para outros modais, como ônibus e navios, ou mesmo para outros segmentos, como cultura e turismo. Como o reconhecimento facial no transporte é feito recorrentemente, isso permite manter a base de dados permanentemente atualizada. destaca Possas.