reconhecimento facial

Começa o projeto-piloto de embarque por meio de reconhecimento facial no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte. O Embarque + Seguro é um projeto do Ministério da Infraestrutura (MInfra) desenvolvido pelo Serpro, empresa de tecnologia do Governo Federal, e, neste caso, tem a parceria da Pacer, empresa de tecnologia paranaense.

A solução combina validação biométrica e análise de dados e, de acordo com o Serpro, está em conformidade com a LGPD.

A tecnologia é testada com passageiros voluntários da companhia aérea Azul. No momento do check-in no aeroporto, o passageiro recebe uma mensagem em seu smartphone pedindo autorização para o registro de uma foto. A imagem será comparada com as registradas em bases governamentais. A partir da validação, o passageiro pode embarcar por meio da leitura biométrica do rosto, que será feita pelas câmeras localizadas nos pontos de controle de acesso à sala de embarque e à aeronave, sem a necessidade de apresentar documento e cartão de embarque.

O embarque + Seguro com reconhecimento facial já começou a ser testado em 2020 nos aeroportos de Salvador e Florianópolis, e chegou no Aeroporto Santos Dumont em março deste ano. Neste caso, a empresa de tecnologia parceira foi a IDEMIA. Após a aprovação do projeto-piloto, o Governo Federal avançará com as ações para implantação efetiva da tecnologia nos principais aeroportos do País.