O Google comunicou o lançamento global do Gemini 3 (Android, iOS) nesta terça-feira, 18. A nova versão, além de aprimorada, possui novas funções, inclusive um agente experimental. Segundo a big tech, a nova versão da IA generativa fornece respostas “mais úteis, melhor formatadas e mais concisas”.
A codificação da IA agora possibilita a criação de aplicativos de forma mais completa no Canvas. Em termos de design de interfaces, o Google relata que observou uma nova capacidade — interfaces generativas —, através de experimentos com layout visual e visualização dinâmica. O primeiro se trata de uma experiência imersiva, como se fosse dentro de uma revista. Enquanto o segundo usa recursos de codificação interativa, oferecendo uma interface personalizada em tempo real.
Gemini 3 com agente autônomo
Além disso, o novo Gemini oferece experiência multimodal que possibilita fácil acesso a documentos dentro do ecossistema Google, com uma aba chamada “Meus Arquivos”, algo que faz parte do novo layout da ferramenta.
A big tech também otimizou a experiência de compra, oferecendo novas compilações de dados, como listas de produtos, tabelas comparativas e preços do Google Shopping Graph.
A codificação permite ao usuário criar aplicativos de forma mais completa no Canvas.
Outra novidade é o Gemini Agent, agente autônomo que executa tarefas em outras aplicações do Google. O agente é capaz de gerenciar o Calendário, adicionar lembretes e até organizar a caixa de entrada do e-mail. De acordo com a empresa, quando se trata de ações críticas, no entanto, a IA solicita a permissão do usuário.
Imagem: Divulgação/Google

