Na mesma medida em que vamos acumulando mais informações no smartphone e ficando mais dependentes destes dispositivos em nossas vidas, mais preocupados ficamos com a possibilidade de perder o celular (ou tablet). O risco de que suas informações fiquem nas mãos de estranhos pode ser até pior do que o eventual prejuízo material. Por isso mesmo o mercado de aplicativos está recheado de opções de rastreamento, bloqueio, proteção e criptografia das informações armazenadas e do dispositivo em si. A maior parte delas tem um inconveniente: deixam o celular pesado, consomem memória e são pouco amigáveis para um usuário sem familiaridade com esse tipo de software.

Nesta resenha, vamos falar de um aplicativo lançado pelo próprio Google há pouco mais de uma semana: o Gerenciador de Dispositivos. Trata-se de uma versão mobile de uma aplicação que o Google já oferecia via web: o Android Device Manager. Trata-se de um software que permite localizar no mapa todos os seus dispositivos móveis que estejam logados a uma conta do Google. Na prática, é um rastreador de dispositivos Android, considerando que quase todo mundo que tem Android tem uma conta no Google. Na versão web, você entra no site do Android Device Manager, se loga com a conta Google e consegue localizar, bloquear, apagar remotamente os dados e soar um alarme em seus aparelhos, não importa a quantidade.

O app Gerenciador de Dispositivos faz exatamente a mesma coisa. Ele permite visualizar a localização, bloquear, apagar os dados e fazer soar um alarme nos outros dispositivos que utilizem a sua conta do Google e que tenham sido liberados para serem rastreados. Isso porque existe um truque nas configurações do Google que precisa ser obedecido antes. É preciso, no aplicativo, autorizá-lo a ser localizado e controlado remotamente.

As vantagens desse aplicativo desenvolvido pelo Google e da plataforma de gerenciamento de dispositivos Android é que ela é absolutamente inofensiva para o hardware do aparelho. O consumo de memória e processamento é mínimo e praticamente não se sente nenhuma perda de desempenho, ao contrário de outras opções. As funcionalidades de localizar no mapa, bloquear, apagar os dados ou disparar um alarme são básicas, mas são as mais importantes para quem busca uma opção de segurança.  Tudo isso de graça, quase de forma nativa no próprio Android, como aliás já existe há algum tempo nos aparelhos Apple.

Outros apps similares mais sofisticados permitem que o celular tire uma foto ou filme alguém que tenha indevidamente se apoderado dele, mande uma mensagem para o ladrão, registre o log de ligações feitas, os caminhos percorridos etc. Só não achei ainda um com uma opção que mandasse o celular explodir ou dar choque. Tudo isso é ótimo, mas a um custo pesado na capacidade de processamento.

Mas o Gerenciador de Dispositivos do Google tem sérios problemas também. A começar que ele depende que o celular esteja conectado à Internet para fazer o rastreamento e executar as ordens. Se o aparelho ficar offline, não existe comunicação possível. Alguns apps mais sofisticados conseguem fazer o bloqueio remotamente por meio do envio de um código SMS, por exemplo. O sistema do Google, não. Por ser uma comunicação pela Internet, os comandos muitas vezes demoram um pouco para ser executados. Tive a experiência de uma ordem de soar o alarme dada para um dos meus celulares ser acionada mais de meia hora depois, quando eu já acreditava que o gerenciador não havia conseguido cumprir a tarefa.

Outro problema é que o rastreamento está atrelado à sua conta do Google, e não ao IMEI do aparelho ou qualquer outra forma de identificação inviolável. Se a conta for mudada, perde-se contato com o dispositivo.

Além disso, existe um custo para a sua privacidade. Ao aceitar o rastreamento do seu aparelho, você aceita que o Google acompanhe a localização de seu aparelho o tempo todo, e colete sabe-se lá que outras informações. Para muita gente isso não é problema algum, mas há quem se preocupe com isso. Essa comunicação permanente representa também um leve aumento de uso da bateria.

Mas entre prós e contras, é melhor ter essa opção de graça no próprio Android, eficiente e sem grande comprometimento do desempenho do que ter que ficar restrito apenas a soluções de terceiros.

Link para download na Google Play