Com a Copa do Mundo da Rússia dobrando a esquina, a disputa começa a aflorar entre os cidadãos a 15 dias dos jogos. No entanto, a competição não é entre torcedores que lembram dos sete gols da Alemanha, mas por figurinhas para completar o álbum do principal torneio de futebol entre países. Em uma análise anterior falei do app da editora, mas agora abordo outro aplicativo do gênero, o Gerenciador de Figurinhas (Android).

Com promoções de compra de figurinhas em redes de supermercado e até em apps de delivery, se tornou costumeiro andar pela cidade e ver pessoas com verdadeiros “bolos de figurinhas” e até planilhas e anotações escritas à mão para fazer trocas com outras pessoas que também colecionam o álbum da Copa de 2018.

Para evitar de usar esse sistema pouco eficaz e arcaico, diversos apps foram lançados na Google Play e na App Store para tentar ajudar os usuários. Um dos mais baixados na Google, o Gerenciador de Figurinhas (com mais de 500 mil instalações na Google Play) é fácil de usar. Basta baixar o app e começar a preencher, igual ao álbum, tocando na tela quais cromos já possui na aba “selecionadas”. Há também uma aba para informar as figurinhas “repetidas”.

Resumo

Como disse, o app é simples e consegue dar um fim às anotações e planilhas. O design é bem simplório, não tem um trabalho de UX ou visual, embora ele utilize as cores do país-sede do torneio, a Rússia. Mas isto não é problema para quem quer apenas preencher seu livro de figurinhas. No entanto, seria interessante adicionar uma versão para iOS, uma opção para adicionar mais de um perfil (ou mais de um álbum da Copa) e colocar pontos conhecidos de trocas de figurinha por mapa ou lista, como o MASP e o Museu do Futebol em São Paulo.