A Apple vai parar de vender os modelos principais de seus relógios inteligentes nos Estados Unidos por infringir patentes no sensor de medidor de oxigênio no sangue. Em resposta ao 9to5Mac nesta segunda-feira, 18, a companhia confirmou que cessará a comercialização dos wearables Apple Watch Series 9 e Apple Watch Ultra 2 devido a uma ordem imposta pela Comissão de Comércio Internacional dos EUA (ITC).

No último dia 26 de outubro, a ITC definiu que a Apple infringiu patentes da empresa de tecnologia médica Masimo, após um julgamento de janeiro deste ano. Como punição, a marca deixaria de vender seus relógios mais novos no país. O caso ainda foi para revisão do presidente Joe Biden que poderia vetar até o dia 25 de dezembro, mas a fabricante tomou uma ação prévia de retirar os dispositivos de circulação.

Agora, a Apple tirará os smartwatches de sua loja no dia 21 de dezembro e das lojas físicas até dia 24 do mesmo mês, além dos seus fornecedores. Contudo, os consumidores norte-americanos poderão comprar outros relógios da marca que não infringiram a patente – Apple Watch SE, por exemplo – ou adquirir o Apple Watch Series 9 e o Apple Watch Ultra 2 em outras lojas que tenham os equipamentos em seus estoques, como Best Buy e Amazon.