Conforme cresce, o comércio eletrônico brasileiro vai também se segmentando, com o surgimento de sites especializados em determinados produtos. Um exemplo recém criado é o site Webfones, dedicado exclusivamente à venda de telefones celulares e acessórios afins. Fundado por Guilherme Ribeiro, executivo com passagens pelo Magazine Luiza e pelo Submarino, o Webfones tem como meta para 2012 registrar receita de R$ 6 milhões e vender entre 15 e 20 mil telefones celulares.

Para competir com gigantes do e-commerce nacional que também vendem telefones móveis, como Americanas.com e Pontofrio, o Webfones tem como diferencial o fato de trabalhar com todos os modelos da maioria dos fabricantes que atuam no País. "Temos todos os aparelhos da Nokia, da LG, da Motorola, da Sony Ericsson, da Samsung, da ZTE, da Huawei e da Alcatel-Lucent. Mesmo se for um modelo de uma cor específica teremos sempre pelo menos uma peça em estoque", garante Ribeiro. Para se ter uma ideia, o Webfones tem hoje 200 modelos diferentes de celulares em seu portfólio. Enquanto isso, grandes sites de e-commerce costumam focar em poucos produtos para comprar grandes quantidades.

Outro diferencial é a estrutura enxuta. O espaço de armazenamento é alugado em um galpão, a distribuição é terceirizada, assim como a hospedagem do site e o trabalho de análise de risco. Apenas o serviço de atendimento ao consumidor e a equipe de comercialização são internos. "Nosso custo operacional é baixo. Assim conseguimos preços um pouco mais agressivos", explica o executivo. Ele lembra que seus concorrentes gastam proporcionalmente mais com armazenamento e logística porque vendem eletrodomésticos de grande porte, como geladeiras. "Um celular ocupa pouco espaço e custa pouco para enviar", compara.

Seguro, recarga e seminovos

A proposta do Webfones é ser um portal não apenas para a venda de handsets e acessórios, mas também de serviços relacionados. A empresa pretende iniciar ainda este ano a comercialização de seguros para celulares e recarga online para pré-pagos. Também está sob avaliação a possibilidade de vender aparelhos celulares seminovos.

O investimento para botar o Webfones no ar foi relativamente baixo: R$ 250 mil. Mas a empresa estima que investirá cerca de R$ 500 mil este ano somente em mídia online para divulgar sua marca.