Uma das maiores dificuldades na gestão de um aplicativo móvel é medir os gastos com aquisição de novos clientes e o retorno sobre esse investimento. Além da constante variação nos preços e nos resultados de campanhas de publicidade móvel, há a dificuldade de manter o usuário engajado e conter o abandono do app – a maioria dos aplicativos são desinstalados em menos de 30 dias após seu download. Segundo a mais recente pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre uso de apps no Brasil, 82% dos brasileiros removeram pelo menos um aplicativo de seu smartphone nos últimos 30 dias. Para ajudar os desenvolvedores a botarem tudo isso na ponta do lápis, a Kobiton, empresa que oferece uma solução de teste de apps, disponibilizou em seu site uma calculadora que estima a perda com o abandono de apps.

A ferramenta solicita os seguintes dados: uma estimativa do custo de aquisição de usuário (CAC, na sigla em inglês); a quantidade média de usuários adquiridos por mês; o percentual de churn anual; e a receita média mensal por usuário. Além disso, se já for um cliente da Kobiton, o cliente pode incluir o percentual de redução de churn proporcionado pela solução. A calculadora, então, informa quanto o abandono do app provoca de perda com aquisição de usuários e com redução de faturamento, além de mostrar o impacto positivo da solução da Kobiton sobre esses números.