A Kobiton, uma plataforma norte-americana de testes robustos de aplicações móveis, prevê um crescimento de 20% na América Latina em 2021. A companhia iniciou as suas atividades na região em 2020 e possui parceiros HDI e RPerformance, mas deseja que esse mercado seja um dos seus principais no mundo.

“Acredito que 2020 foi um ano que construímos um canal forte na região. Conseguimos esses parceiros e teremos mais um para o próximo ano”, disse Juan Carlos Cerrutti, representante de desenvolvimento de negócios da Kobiton para América Latina. “O importante agora é tornar-se referência no segmento (de teste mobile). Portanto, não é uma corrida de tiro curto, mas uma maratona para nós”, completou.

A sua oferta baseia-se em testes remotos de apps com inteligência artificial e dispositivos reais com uma base de mais de 350 aparelhos, entre Android e iOS. Ou seja, elimina a necessidade de uma “fazenda de celulares” para testar os aplicativos. Atualmente, a Kobiton tem clientes na Bélgica, Reino Unido, Alemanha, mas a maioria deles nos Estados Unidos. No mundo, a empresa tem 200 clientes e mais de 60 mil desenvolvedores conectados à sua base.

Kyle McMeekin, vice-presidente de canais na empresa, explicou que o mercado latino-americano é o que mais cresce em sua companhia. Afirmou que é uma região importante para eles, pois a dinâmica é diferente dos EUA: “É um mercado emergente muito forte. Acreditamos que muitos players que entram na cadeia digital precisarão fazer testes de aplicações e suas funcionalidades. Em especial pela diversidade de aparelhos no mercado latino-americano que é 90% Android, diferente da América do Norte e Europa, onde o iPhone é o rei”.