O usuário brasileiro de smartphone trafega em média 9 GB por mês. A maior parte disso (94%) acontece em redes Wi-Fi e apenas 6%, ou 540 MB, em redes móveis. É o que mediu a Informate, empresa norte-americana que monitora o comportamento de uso de smartphones em 12 mercados, através do app Data Diary. Na comparação com os outros 11 países, o Brasil está em sexto lugar em tráfego médio mensal. À sua frente estão EUA (20 GB), Quatar (15 GB), Tailândia (10 GB), Turquia (10 GB) e México (10 GB). A lanterna está com a Indonésia (3 GB). Os números correspondem ao uso em dezembro passado. MOBILE TIME publicou há duas semanas os resultados principais da pesquisa. Agora, de posse do relatório completo, revela dados mais detalhados sobre o mercado brasileiro.

Apps

Ainda de acordo com a Informate, os 10 apps com maior penetração nos smartphones brasileiros são todos de propriedade de apenas dois grupos: Google ou Facebook. Em ordem decrescente de penetração, a lista é a seguinte: WhatsApp, Google Play, Facebook, Chrome, Google, YouTube, Facebook Messenger, Gmail, Google Maps e Instagram. De maneira geral, esses mesmos apps predominam em todos os outros mercados analisados, salvo raras exceções, como BBM liderando na Indonésia e Line em segundo lugar na Tailândia.

A informate analisou também a penetração de algumas categoria em cada mercado. No Brasil, os percentuais de penetração verificados foram os seguintes: busca (80%); vídeo (66%); player multimídia (53%); rádio (25%); previsão do tempo (25%); comércio móvel (22%); bancos e serviços financeiros (20%); ebooks (16%); saúde (15%); viagem (12%); notícias (11%); pagamentos móveis (8%); TV (5%); cupons móveis (5%); e esportes (3%).

Note-se que algumas categorias relevantes, como comunicação e mensageria, não foram incluídas, e que há apps que se encaixam em mais de uma categoria, não sendo informado se estes foram computados em todas ou em alguma predominante.