Operadoras de telecomunicações e provedores de conteúdo over the top (OTTs) deveriam cooperar mais e firmar parcerias em infraestrutura para melhorar a qualidade do serviço, em vez de tentarem competir entre si. A opinião é de Hector Silva, diretor de tecnologia da Ciena, fornecedora de soluções de infraestrutura de rede.

"Acho que OTTs e teles poderiam trabalhar mais em conjunto, em vez de competirem. Uma aproximação poderia melhorar a qualidade do serviço, trazendo mais benefícios para os consumidores", comenta Silva. Afinal de contas, um lado depende do outro: as OTTs precisam das redes das operadoras e estas precisam das OTTs para gerar demanda por tráfego.

A questão é que hoje, quando há um problema em um serviço OTT, o consumidor pensa logo que a culpa é da qualidade da conexão provida pela operadora, o que não necessariamente é verdade. Para Silva, este é mais um motivo para as teles buscarem uma aproximação, em vez do enfrentamento.

Tecnologia

Com a explosão de tráfego de dados nas redes móveis, decorrente principalmente de serviços de vídeo, como Netflix e YouTube, as operadoras precisam investir pesado em infraestrutura para evitar gargalos. A Ciena sugere dois caminhos: 1) a construção de redes de distribuição de conteúdo (CDNs), que consistem na implementação de pontos de armazenamento dinâmico de conteúdo próximo ao consumidor final; e 2) o aumento da capacidade da infraestrutura de fibra óptica existente, por meio de equipamentos DWDM e também com a ajuda de softwares. A empresa é especializada em interconexão de data centers e pontos de agregação de tráfego, para a melhoria da eficiência das redes de telecomunicações.