Amigas de longa data, Érica Quiroga e Marina Ghetler decidiram entrar no mundo da tecnologia ao perceberem, após o nascimento da filha de Érica, uma carência de aplicativos móveis voltados para o entretenimento de bebês. No início de 2012, então, as duas fundaram a Nana Pocket e reuniram músicos, ilustradores e programadores para a criação do app de entretenimento Bebê Céu. Envolvidas no aperfeiçoamento do aplicativo, Érica e Marina conheceram as possibilidades da realidade aumentada e preferiram apostar em um novo projeto: um livro-brinquedo, que, com uma câmera de smartphone, gera imagens e interações que encantam os pequenos “leitores”. “A realidade aumentada produz um encantamento muito maior nas crianças, porque dá uma ideia de mágica”, diz Érica Quiroga.

O livro “O Cacau vai fazer seu primeiro aniversário” foi lançado juntamente com o programa Nana Pocket 3D Digital, disponível para download na App Store e na Google Play. Com ele, a câmera do dispositivo móvel reconhece a imagem do livro e ativa animações e coreografias que entusiasmam o público infantil. “As crianças ficam realmente encantadas”, garante Érica. Indicado para crianças de oito meses a quatro anos, o livro conta a história do cachorrinho Cacau e seus amigos e, com o programa, pode-se ouvir música, tirar fotos com os personagens ou soprar a vela do bolo do aniversário do personagem principal.

Lançado em fevereiro, durante o Mobile World Congress, o kit formado por um livro grande e outra versão em formato menor, “para levar na bolsa”, é vendido no site da Nana Pocket por R$ 62,00 e está disponível em português, espanhol e inglês. A venda do produto deve ser expandida, em breve, para livrarias e lojas de brinquedo e já há um acordo para que também seja vendido no site da rede Ponto Frio.

O aplicativo com o recurso da realidade aumentada pode ser baixado gratuitamente em smartphones e tablets dos sistemas iOS e Android. “É possível, mesmo sem ter comprado o livro, ter acesso a algumas animações do aplicativo”, ressalta Marina Gheltler. Desde o lançamento, o Nana Pocket 3D Digital já foi baixado por 6 mil pessoas e estima-se, para o resto do ano, uma média mensal de 4 mil downloads.

O público encantado pela história de Cacau pode aguardar novidades: as sócias planejam lançar mais sete livros infantis. “Pretendemos lançar um livro a cada seis meses”, garante Marina Gheltler. “A ideia é oferecer recursos da tecnologia e, ao mesmo tempo, desenvolver o gosto pela leitura nas crianças”, explica Érica. “Queremos que esses livros sirvam como um estímulo saudável para o uso da tecnologia e que sejam sempre omprometidos com valores, como o da responsabilidade ecológica e social”, complementa.