A fornecedora MediaTek anunciou nesta quarta, 19, uma tecnologia adicionada ao chipset (SoC) móvel para realizar recarga mais rápida de dispositivos. Segundo a empresa, a tecnologia Pump Express, quando incorporada ao circuito integrado de gerenciamento de energia (PMIC) e a um carregador específico, consegue reduzir o tempo de recarga em 50% na comparação com um carregador comum USB. A ideia é colaborar com fabricantes de carregadores de celulares para poder oferecer a tecnologia no Brasil ainda no segundo semestre.

A MediaTek diz que a solução permite adaptar os dispositivos móveis ao carregador de parede de corrente contínua com o objetivo de determinar a correta tensão elétrica inicial para a recarga da bateria, baseando-se diretamente na sua carga atual. Ou seja, ela atua como um gerenciador elétrico, aumentando gradativamente a carga para até os 5 V, respeitando os limites para não esquentar demais o aparelho.

De acordo com a fornecedora, o lançamento da tecnologia será feito em duas versões: Pump Express, para carregadores com rendimento abaixo de 10 W (ou 5 V), e o Pump Express Plus, para rendimento de 15 W ou mais (até a tensão máxima de 12 V). A MediaTek diz que alguns chipsets da empresa em smartphones e tablets já são compatíveis com a tecnologia, mas que planeja incorporá-la em todos os próximos produtos.