A MediaTek apresentou nesta semana uma nova tecnologia que permite carregar smartphones até cinco vezes mais rápido que as tomadas comuns, o Pump Express 3.0. Ela transmite energia através da entrada USB tipo C diretamente para a bateria dos aparelhos, ignorando os circuitos de carregamento dentro do telefone, o que evita o sobreaquecimento.

Demonstrada durante apresentação na Computex 2016 em Taiwan, a tecnologia pôde carregar de 0 a 70% da bateria de um dispositivo móvel em apenas 20 minutos. E em cinco minutos, a bateria recebeu uma carga para uso de até quatro horas – considerando uso de 3G em condições como modem ligado e economia de tela.

A fabricante taiwanesa adicionou ainda um mecanismo do Pump Express 3.0 para ajustar sua voltagem durante a recarga. O intuito é melhorar o desempenho da transmissão de energia para o celular. A

Essa tecnologia de carregamento está disponível para smartphones com processador Helio P20 da MediaTek. Os handsets devem receber o novo carregador até o final de 2016.