O Google propôs para o regulador do Reino Unido permitir que desenvolvedores de aplicativos tenham a opção de usar processadores de pagamento alternativos para transações in-app, em vez de ficarem presos à solução da loja de aplicativos Android. A medida foi sugerida após uma intervenção antitruste realizada pela Autoridade de Mercados e Concorrência do Reino Unido (CMA). No entanto, o Google continuará cobrando uma “taxa de serviço” para todos compras elegíveis em sua plataforma.

Isso significa que as mudanças reduzirão apenas alguns pontos percentuais da conta para os desenvolvedores que lidam com seus próprios pagamentos.

Até o momento, um desenvolvedor que oferecesse compras in-app teria que pagar uma taxa de 30% ao Google. A partir desta nova proposta, se eles optarem por não usar os serviços de pagamentos do Google, ainda terão que pagar 27% da receita para a empresa norte-americana, mais qualquer taxa para seu próprio processador de pagamentos, que normalmente fica em torno de 3%. E, se eles oferecerem uma escolha entre os pagamentos do Google e o próprio, será aplicado um desconto extra de um ponto percentual.

A CMA abriu uma consulta sobre a proposta do Google, que diz estar disposta a aceitar, convidando desenvolvedores e outras partes interessadas a responder até 19 de maio. Depois de considerar as respostas, tomará uma decisão sobre aceitar os compromissos e resolver o caso.