A empresa carioca Thinkr criou recentemente um aplicativo de walkie-talkie para resgatar “as emoções humanas” nas conversas por chat, o Punch (iOS), como explica Alessandro Berio, CEO e fundador. “O Punch foca no conceito de Walkie-Talkie para facilitar a vida do usuário. O áudio soa automaticamente, não precisa interagir com o celular, como apertar botões e abrir a tela de entrada (home)”, disse Berio. O usuário pode usar no aplicativo a conversão de texto para áudio, ou de vídeo para áudio, la eitura em voz alta pela Siri quando estiver dirigindo, além de tradução dos emojis em áudio.

O executivo explica que o foco inicial do app era para os motoristas “não colocarem a mão no celular enquanto dirigem”, usando o modo direção. No entanto, ele começou a ver um novo nicho: as empresas, que veem o Punch como uma opção aos telefones com rádio (PTT) e mesmo aos Walkie-Talkies. Até o momento, a empresa não lucra com o aplicativo. Mas uma versão profissional com funções para empresas será lançada em breve.

Punch acumula desde o começo de sua operação em março – embora estivesse em modo beta desde janeiro –  cresce a uma média de 25% ao mês. Berio agora busca investimento para criar a versão para Android. No futuro, pretende adicionar opções como mensagens privadas e criptografia.