Pouco mais de um mês após mudar o nome da empresa de Mobobox para Mobocity, a start-up brasileira lançou o aplicativo Mobonus (Android), que dá bônus de celular ao usuário em troca de visualização de anúncios publicitários, leitura de notícias, downloads de aplicativos e games, dentre outras tarefas.

Quando uma pessoa acessa o Mobonus, ao clicar em uma publicidade ela pode ganhar de 2 a 100 pontos. Ao atingir 210 pontos é possível fazer a troca por um bônus para sua linha móvel, como acesso à internet, pacote SMS etc. Com o app, o consumidor tem a oportunidade de reduzir em 50% seus gastos mensais que estariam em aproximadamente R$ 28 por mês – segundo estimativas do mercado.

Segundo Talita Lombardi, diretora executiva da Mobocity, o aplicativo foi inspirado no modelo chinês de troca de acesso por publicidade. Inclusive, os primeiros anunciantes do app são chineses. Com poucas semanas de uso, Mobonus já atingiu 100 mil downloads e deve chegar a 2 milhões até o final de 2016. Lombardi explica que a transação dos bônus é feita pela empresa de microrrecompensas Minutrade e demora  20 minutos em média.

Sobre uma possível expansão do Mobonus para a América Latina, uma vez que um dos apps da Mobocity já está presente no Chile, a diretora disse que isso deve acontecer em breve, mas está avaliando com a Minutrade como funcionaria em outros países, pois a companhia atua apenas no Brasil.