Na última sexta-feira, 15, a Vivo anunciou um programa de benefícios em parceria com a CRM&BONUS. Como usuário e cliente da Vivo, usei o app Vale Bonus (Android, iOS) na hora. Fiz o cadastro, inseri meu CPF e outros dados. Assim como prometido, a operadora disponibilizou um crédito de 150 da moeda que tem o mesmo nome do aplicativo.

Com a operadora, o cliente ganha as moedas virtuais se está com os pagamentos em dia. Mas o que achei mais legal do app são as parcerias. Tem uma vasta gama de parceiros, mais de 1,5 mil. De lojas de doces, sapatos, até serviços de transporte individual.

O aplicativo traz uma carteira virtual com as moedas e um programa de benefícios que traz uma série de benefícios factíveis ao consumidor, como produtos de moda, alimentação, bebidas, beleza e eletroeletrônicos. Dos mais caros como um console de Playstation 5 até corridinhas de Uber com R$ 5 de desconto.

O app também busca valores retroativos, não só aqueles que o usuário tem ao fazer o cadastro. Por exemplo, realizei uma compra duas semanas antes e os créditos aparecem no Vale Bonus. Mas neste caso só podem ser usados naquela loja.

Vale dizer que o app também é aberto para qualquer pessoa mediante cadastro.

Uso

O visual do app é bem bonito. O preto grafite de cor de fundo e o dourado dos botões trazem uma elegância que mostra um ótimo trabalho da equipe de design. Mas o uso e o seu mecanismo ainda me confundem um pouco, em especial nos marketplaces de parceiros online.

No ambiente físico, acho bem ajeitado, inclusive com mecanismo de agendar a retirada de um produto. O marketplace próprio também é legal e bem explicado, você dá uma entrada com a moeda virtual e completa o resto com dinheiro. Mas no online não foi tão intuitivo. Depois de mexer bastante entendi que as compras em marketplace têm condicionais, como ganhar 10% de desconto (20 vale bonus) em compras acima de R$ 200 em uma marca de chocolate, por exemplo.

Acredito que esse ponto do online precisa ficar mais claro. Mas sim, o CRM&Bonus traz uma excelente alternativa de compras com pontos para algo que pagamos todos os meses, como a conta mensal de uma operadora.