O Facebook apresentou nesta terça-feira, 19, uma série de ferramentas para ajudar os pequenos comerciantes com vendas nas redes sociais nos Estados Unidos. Batizada de Facebook Shops, a plataforma permite que usuários acessem com facilidade uma loja online pelo Facebook ou Instagram.

No Shops, os comerciantes – de qualquer tamanho de negócio – podem colocar seus produtos em um catálogo. Por sua vez, os consumidores podem alcançar as lojas por meio de páginas no Facebook, perfis em redes sociais ou peças publicitárias nas duas redes.

A ferramenta ainda permite comunicação rápida entre empresa e consumidor por meio do Facebook, WhatsApp, Messenger e Instagram Direct. No futuro, essas plataformas de mensageria serão usadas para ver produtos e concretizar as compras.

As soluções começam a chegar hoje a alguns comerciantes dos Estados Unidos, mas terão seu alcance aumentado nos próximos meses.

Outras novidades da companhia para os empresários são:

– Instagram Shop: solução que chega no começo do segundo semestre nos Estados Unidos que permite comprar produtos pela aba ‘explorar’ do Instagram. Até o final do ano, a companhia criará uma aba de ‘compra’ na rede social;

– Live Shopping: serviço que permite aos lojistas marcarem produtos antes de fazerem transmissões em vídeo. Essa funcionalidade começa com testes com alguns lojistas e depois será expandida nos próximos meses;

– Em regime de testes, a rede social estuda uma forma para o usuário acompanhar os pontos e ganhos de programas de recompensa de estabelecimentos na rede social. Além disso, a companhia criará formas para pequenas empresas explorarem e gerenciarem programas de recompensa próprios via Facebook Shops.