O WhatsApp (Android, iOS) apresentou novidades em compras, pagamentos e serviços de atendimento em nuvem para suas plataformas para empresas, WhatsApp Business e a API do WhatsApp Business. Apresentada na última quinta-feira, 22, o app de mensageria terá compras, além de modos para facilitar a integração de vendas e de atendimento ao cliente que as empresas possuem. A nova opção de compras funcionará por meio do Facebook Shops.

Outra novidade da empresa é a uma opção de gerenciamento de mensagens no WhatsApp por meio de serviços de hospedagens (nuvem) que serão oferecidos pelo Facebook. A ideia é que firmas de pequeno e médio porte possam negociar, vender produtos e gerir estoque de qualquer lugar. Além disso, o WhatsApp terá expansão de ofertas de serviços dos parceiros já existentes.

Importante dizer que no desenho desta nova jornada o WhatsApp confirmou que cobrará por alguns serviços que oferecem para clientes comerciais, mas não revelou quais. Em contrapartida, a companhia continuará oferecendo e ampliando os serviços de voz e mensageria para o usuário final.

Os novos serviços serão lançados ao longo dos próximos meses.