Facebook

O CEO e cofundador do Facebook, Mark Zuckerberg, confirmou que os usuários do WhatsApp (Android, iOS) poderão fazer compras diretamente pela plataforma: “Em breve, os usuários verão o Shop no WhatsApp. Assim, será possível conversar com um negócio antes de comprar algo”, escreveu o executivo em sua rede social nesta terça-feira, 22.

“Os negócios apenas precisarão criar suas lojas (na plataforma) uma vez, de forma que trabalhem (em conjunto) no Facebook, Instagram e WhatsApp”, completou. A novidade do mensageiro faz parte de uma série de postagens de Zuckerberg sobre avanços do Facebook Shops.

Além do WhatsApp, o CEO confirmou outras novidades: Instagram ganhará o Visual Search, que ajuda os usuários a encontrarem produtos com base em imagens que gostam; os 1 bilhão de usuários do Facebook Marketplace terão acesso ao Shops; e as Shops Ads, novas peças publicitárias para melhorar a experiência de vendas.

Zuckerberg não disse quando as soluções chegam aos comerciantes e usuários.

Análise

Vale lembrar que no Brasil já está funcionando o pagamento por WhatsApp, porém, limitado por enquanto para transferências entre usuários a partir de cartões de débito. É esperado que em breve o Banco Central autorize o WhatsApp a incluir pagamentos com cartão de crédito para comerciantes no app de mensageria. O WhatsApp é o aplicativo mais popular do Brasil, instalado em 98% dos smartphones nacionais, de acordo com a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre mensageria móvel.

Super Bots Experience

O avanço do comércio conversacional será tema de painel de debate no Super Bots Experience 2021, evento online organizado por Mobile Time nos dias 24, 25 e 26 de agosto. O seminário tem participações confirmadas de representantes de empresas como Google, WhatsApp, Bradesco, Domino’s, Dasa, entre outros. Confira a programação atualizada aqui: www.botsexperience.com.br