72% dos assinantes móveis brasileiros realizam compras através de direct carrier biling, ou seja, com cobrança na conta telefônica ou descontando de seus créditos pré-pagos. É o que revela uma pesquisa feita pelo Mobile Ecosystem Forum (MEF) com 6,5 mil usuários de telefonia celular em 10 países (650 em cada). O Brasil é o terceiro com maior percentual de usuários desse meio de pagamento, atrás apenas da Índia (74%) e da China (86%).

No Brasil, 45% pagam pela assinatura de serviços de conteúdo, como Netflix e Spotify, através do billing de sua operadora, informa a pesquisa. 30% afirmam que serviços extras já fazem parte de seu pacote de telefonia. E 19% declaram que já pagaram pelo download de um app através da conta telefônica. Apenas 28% dos entrevistados brasileiros disseram nunca ter pagado por serviços digitais através de sua operadora.

A rapidez é a principal razão apontada por quase 60% dos usuários brasileiros para utilizarem esse meio de pagamento, seguida pela conveniência, citada por pouco mais de 40%. Cerca de 20% disseram que é mais barato pagar pela operadora, mesmo percentual que citaram a segurança como motivo. Era permitido marcar mais de uma razão.

Dentre os dez mercados pesquisados, o Brasil é aquele com a maior proporção de usuários que afirmam terem tido uma cobrança indevida em sua conta telefônica: 24%. A média mundial é de 15%. Os outros nove países que fazem parte do estudo são: África do Sul, Alemanha, China, Espanha, EUA, França, Índia, Japão e Reino Unido.