O Google apresentou nesta terça-feira, 19, um aplicativo para veiculação de podcasts, o Google Podcasts (Android). A ideia foi de criar um espaço para que os usuários descubram e escutem os programas. O app permite que usuários vejam os principais canais de podcasts do momento, além de dar indicações de publicações por meio da inteligência artificial que está por trás da aplicação.

Pelo lado dos podcasters (profissionais que publicam esses programas), o Google criou um guia para ajudar nas publicações e no desenvolvimento de seus canais.

Entre as funções de destaque para os desenvolvedores estão: indexação de podcasts via RSS, geração de link direto, uso da marca “Google Podcasts” em sites e acompanhamento de métricas de usuários do app.

Como o lançamento do Google Podcast é mundial, os internautas podem ouvir programas famosos da ‘podcastosfera’ brasileira, como: Nerdcast, Mamilos, Um Milkshake Chamado Wanda, Não Ouvo, além de esquetes das rádios CBN, Globo, Band News e RBS.

Em longo prazo, o Google pretende melhorar a aplicação. Para isso, pretende adicionar recursos como legendas automáticas e tradução com o Google Tradutor, à medida que a API de fala para texto (“speech-to-text”, em inglês) evoluir. Ainda não há previsão de lançamento do app para iOS.

Vale lembrar que o segmento de podcasts já possui outras aplicações, como Anchor, Soundcloud e o Podcasts da Apple. Além disso, aplicativos de streaming como Spotify e Deezer possuem sua própria grade de podcasters.