A iniciativa de várias empresas Movimento #2em2 chega à cidade do Rio de Janeiro. A campanha sem fins lucrativos oferece testes de Covid-19 por R$ 251 e para cada exame comprado, um é doado para hospitais públicos e filantrópicos. Antes de aportar no Rio, a iniciativa testou mais de 2 mil pessoas em São Paulo.

A campanha é uma realização da Vitta, Cia. da Consulta, Alba Saúde, ONG Renovatio e Rappi, com o patrocínio nacional da XP Inc., QR Consulting e Orbitae e, no Rio de Janeiro, conta com as parcerias dos shoppings VillageMall e Leblon, que abrigam o sistema de drive-thru. A ação é orientada por um board de especialistas formado por oito médicos.

Os testes são vendidos pelo aplicativo do Rappi (Android, iOS) e realizados pela equipe médica da Cia. da Consulta no estilo drive-thru, no estacionamento dos shoppings Leblon e VillgeMall em dia e horário pré-agendados no próprio aplicativo.

Os testes de anticorpos

O teste realizado por quem comprar ou receber a doação é sorológico de anticorpos para Covid-19 IgG e IGM. Ele é capaz de detectar a presença de anticorpos para a Covid-19 e identifica a resposta imunológica do organismo para o novo coronavírus. De acordo com a iniciativa #2em2: Movimento, o exame deve ser feito, em média, 10 dias após o início dos sintomas, já que o corpo leva um tempo para iniciar a produção de anticorpos para combater a infecção.