De acordo com a eMarketer, 66,8% dos usuários norte-americanos de smartphones usam mensalmente aplicativos de mapas e sistemas de navegação. O dado representa um aumento de 0,6% em um ano. De acordo com a empresa de pesquisa em marketing, 155,5 milhões de norte-americanos acessam esse tipo de app todo mês. A expectativa é de um crescimento pequeno nos próximos anos, com a penetração atingindo 68% em 2021.

Dados da eMarketer, empresa que estuda a publicidade e o marketing no mundo digital

Mapas e aplicativos de navegação são considerados parte fundamental da experiência do usuário de smartphones. Segundo a eMarketer, as empresas de tecnologia reconhecem isso e investem regularmente na melhoria de seus apps. A Apple, por exemplo, em junho, anunciou uma série de atualizações que ajudou a empresa a aproximar seu aplicativo ao do Google, seu maior concorrente. Em seu novo sistema operacional, o iOS 13, os mapas estão mais detalhados, há uma versão para o Google Street View, o Look Around, onde o usuário tem uma visão panorâmica de 360 graus, com rótulos nos prédios, e um efeito de rolagem suave. Outra novidade é que ele vem com as opções de privacidade ligadas por padrão. Porém, parte desses novos recursos ainda está disponível em apenas algumas localidades.

Já o Google continua adicionando recursos regularmente ao seu aplicativo Maps, sendo o mais recente o alerta de atrasos de tráfego ao vivo para ônibus e previsões de congestionamento de trânsito, além de disponibilizar informações sobre bicicletas compartilhadas.

Publicidade com potencial

Embora a publicidade ainda seja limitada em aplicativos de mapas e de sistemas de navegação, existe um grande potencial como plataformas de anúncios. “Os usuários acessam esses aplicativos para fazer consultas de pesquisa, o que revela a intenção e oferece possibilidades de anúncios de busca. O Google já tem alguns anúncios no Google Maps e no Waze”, escreve Yorum Wurmser, principal analista da eMarketer em seu relatório. Resta saber se a Apple, do seu jeito, em seu tempo, também investirá na publicidade em seu app.

Downloads

De acordo com o último relatório da Sensor Tower sobre o número de aplicativos baixados no segundo trimestre de 2019, o Google Maps está na sétima posição do ranking dos apps que não são jogos, com 20 milhões de downloads em todo o mundo. Nos Estados Unidos, o app sobe para terceiro lugar, com 6 milhões. Vale lembrar que quem faz esses downloads são usuários de iPhones e iPads, com número insignificante de usuários Android.