Primeira aula de design conversacional da Escola de Conversas

A Outra Coisa iniciou um projeto para ensinar jovens das favelas e da periferia cariocas a construirem chatbots. A “Escola de Conversas”, como foi batizado o projeto, transmite conceitos de design conversacional, peça fundamental na construção de um bot.

“Nossa ideia é inverter a lógica de que sempre os mais ricos têm acesso às coisas mais novas e tecnológicas e começar a preparar os jovens das favelas a dominar a arte de fazer conversas de robôs”, explica Fernando Tchê Gouvêa, um dos sócios-fundadores da Outra Coisa.

O projeto será constituído por quatro aulas, uma a cada 15 dias, com 10 alunos por vez. Os jovens são indicados por projetos sociais parceiros. A primeira aula aconteceu na quinta-feira desta semana, com estudantes indicados pela Associação Semente da Vida, da Cidade de Deus, e pelo Affrogames, de Vigário Geral. Eles foram estimulados a construírem Bots para dois temas: anticoncepcionais masculinos e vacinação.

“O objetivo final é a construção de um bot de impacto social feito de forma colaborativa pelos alunos”, diz Gouvêa. Os bots desenvolvidos durante o projeto serão publicados na web e no Facebook Messenger.

As aulas acontecem na Casa de Espanha, no Humaitá, no Rio de Janeiro, e são ministradas pelo head de conversas da Outra Coisa, Léo Torres.