EAF

Antonio Parrini, COO da EAF no SET Experience

As cidades de Belo Horizonte, João Pessoa e Porto Alegre devem finalizar o processo de limpeza do espectro de 3,5 GHz para o 5G até a próxima sexta-feira, 22. A previsão foi dada por Antonio Parrini, COO da EAF, durante participação do evento online SET Experience, nesta terça-feira, 19. A Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz está quase terminando de instalar os filtros LNBs nas estações cadastradas na Anatel operando na Banda C nessas cidades. Em breve a EAF deverá agendar os testes em campo. Em todo o Brasil serão aproximadamente 1,5 mil estações a serem adaptadas.

Parrini também comentou que em São Paulo a limpeza de espectro acontece de maneira um pouco mais lenta, dado o tamanho da cidade e a complexidade da operação. “Em São Paulo há muita geração de conteúdo. A mesma antena de transmissão tem uma antena com recepção e as janelas de manutenção são mais restritas, o que faz o cronograma andar mais devagar. Mas nada crítico até o presente momento”, garantiu o COO da EAF.

Brasília

Sobre Brasília, que teve lançamento do 5G no dia 6 de julho, Parrini disse que já foram feitas 100% das desocupações das estações terrenas na banda C estendida e todo trabalho de mitigação de interferência.

A EAF contabilizou 110 estações terrenas na cidade, mas nas visitas a campo, detectaram 10 estações não cadastradas e mais quatro em Goiás, totalizando 114. “30% das estações não tinham LNBs, mas tinham LNBFs. Com isso, não conseguimos acoplar o filtro por conta da interface. O Gaispi aprovou a troca do LNBF para o LNB e encerramos o trabalho”, explicou.