Recentemente, a Globo firmou uma parceria com o Centro de Projetos e Inovação (Centro Pi) para a extração automática e o enriquecimento de metadados de 1,5 milhão de filmes e séries. Nesta sexta-feira, 19, a head de analytics da Globo, Andressa Maddalena, deu mais detalhes sobre a tecnologia que extraiu 100 milhões de palavras-chave (keywords, no original em inglês).

Ligado ao Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), o projeto do Centro Pi para o conglomerado de mídia tem como objetivo a evolução e melhorias nos sistemas de recomendação. Por exemplo, o projeto extraiu automaticamente palavras-chave sobre dados agregados, como ‘sinopse’, ‘diretor’, ‘elenco’ e ‘gênero’ das obras de seu acervo.

Maddalena explicou que a ideia é que, a partir de modelos de inteligência artificial, os dados possam gerar informações para apoiar a Globo em seus desafios de negócio. Contudo, a executiva explicou que “ainda é cedo” para falar em usar essa IA em produtos, como o Globoplay (Android, iOS).

“Estamos avaliando as possibilidades de aplicação”, disse em resposta por e-mail a head de analytics.

Participaram do projeto dois pesquisadores do IMPA, um tecnologista, um profissional com pós-doutorado e cinco bolsistas.