A Superdigital (Android, iOS), fintech do grupo Santander que oferece um conta digital focada no público desbancarizado, está se expandindo pela América Latina. Com previsão de ter 5 milhões de clientes até 2024, a empresa está presente nop Brasil, na Argentina e no Chile, e iniciou operações em softlaunch recentemente na Colômbia e no Peru. O próximo da lista será o México.

A empresa passou os últimos dois anos focada na construção de uma plataforma mobile first e API first para suportar essa expansão internacional, relata a CTO da Superdigital, Juliana Assad, em conversa com Mobile Time.

Juliana Assad, CTO da Superdigital

“Temos uma plataforma nativa na nuvem, multimoeda, multirregulação e multilíngua – o espanhol varia em cada país da região”, comenta Assad. Em cada mercado, portanto, há um app separado, adaptado à cultura e às regras locais. “Há países em que o regulador é mais restrito e em outros é mais aberto. Há diversas nuances locais tecnológicas, linguísticas, regulatórias e de comportamento que precisam ser observadas”, ressalta.

Os produtos oferecidos em cada mercado também variam. No México, por exemplo, remessa internacional é muito demandada, enquanto no Brasil é menos relevante. Além disso, os processos de “Know your client” são diferentes em cada mercado.

As estratégias em cada mercado também variam de acordo com a maturidade do público com serviços financeiros digitais, acrescenta a executiva. 

“Cada mercado tem um grau de maturidade diferente em fintechs. O Brasil é extremamente maduro e temos vários players grandes e importantes aqui. Mas estamos entrando também em países menores. Pescar em um aquário grande é diferente de pescar em um aquário pequeno. Estratégias de marketing digital e de performance são diferentes. No Brasil buscamos mais produtos e diversificação. Já no Peru e na Colômbia é completamente diferente, pois são operações que começam do zero e com público diferente do brasileiro. Precisamos entender as nuances do estágio de amadurecimento de cada país. Vamos aprender muito”, avalia Assad.

MobiFinance

A CTO da Superdigital, Juliana Assad, participará do painel de abertura da 5ª edição do MobiFinance, no dia 18 de outubro, no WTC, em São Paulo. O painel vai tratar de inovações em serviços financeiros digitais. O vice-presidente sênior da RecargaPay, Rodrigo Tavares, também está confirmado para este painel. Mais informações estão disponíveis em www.mobifinance.com.br