Ilustração: Cecília Marins

Nos próximos meses, clientes do Sicoob, instituição financeira cooperativa, poderão utilizar uma nova ferramenta possibilitada pelo open finance. A chamada Adesão Inteligente Sicoob (AIS) será uma funcionalidade de smart onboarding. O projeto, por enquanto, é piloto.

Quem quiser abrir uma conta no Sicoob (Android, iOS) poderá fazer isso por meio do compartilhamento dos seus dados de outras instituições financeiras. Ao abrir uma conta pelo app, o usuário inicialmente informará seu CPF. Em seguida, será perguntado se deseja abrir a conta via open finance ou preenchendo as informações manualmente. Com o consentimento, os dados serão recolhidos automaticamente.

O Sicoob também se habilitou como Iniciador de Transações de Pagamento (ITP). Com isso, o usuário conseguirá iniciar um pagamento, pelo app da instituição, para receber dinheiro de conta em outra instituição financeira. Por enquanto, testes estão sendo feitos para depósitos via Pix.

Para os próximos meses, também está programada a liberação de novas funções do agregador financeiro do app, integrando informações de cartões e operações de crédito. Em maio de 2022, o Sicoob disponibilizou o agregador. A ferramenta possibilita o acesso a informações bancárias de outras instituições, como despesas e recebimentos, dentro do app do Sicoob.