O movimento de digitalização das empresas em documentos digitais está em uma segunda onda, puxada pelos setores de saúde e de seguros, disse Igor Moraes, sócio da idwall e coordenador de desenvolvimento de negócios do MeuID, durante sua participação no Mobi ID, evento organizado por Mobile Time nesta quinta-feira, 18. Ele explicou que a pandemia do novo coronavírus foi um dos motivos para essa transformação digital.

“Banco Inter e Original foram estopim para o crescimento de iniciativas de documentação digital. Hoje estamos em uma segunda onda, pela demanda do usuário no digital e a expansão dos smartphones, mas também tivemos o contexto da pandemia que foi um pé no acelerador que trouxe mais confiança na digitalização”, explicou.

Na sua opinião, os setores que lideram essa segunda onda são os de seguros e saúde. Neste último, a demanda é puxada pela entrada da telemedicina e pela necessidade de reconhecer médico e paciente. No setor de seguros decorre da forte aceleração com venture capital e criação de produtos digitais mais flexíveis para o consumidor.

Mais à frente, Moraes prevê demanda pelos setores de educação e de marketplaces nichados (automóveis ou imóveis) para confirmação da identidade de vendedores e compradores, e também dos ativos físicos que chegam aos classificados digitais.

Avanços

Com esta nova movimentação da digitalização de documentos e demanda por verificação, o executivo lembrou ainda que o aplicativo MeuID da idwall passou recentemente a marca de 1 milhão de downloads, além de outras atualizações de parcerias que a companhia tem feito.

“Recentemente, o MeuID passou de 1 milhão de downloads no app. Estamos trazendo melhorias no design e layout para educar o usuário sobre as identidades digitais. Trouxemos a YouSe para o nosso marketplace, permitindo ao consumidor contratar o seguro com rapidez (sem preencher muitas etapas). E, na semana passada, anunciamos uma parceria com a Mastercard, ao plugar o MeuID na rede deles. Inicialmente faremos um piloto em educação”, afirmou.

Moraes confirmou outros avanços nos produtos da empresa, inclusive como reconhecimento de mais documentos em sua plataforma de OCR e um lançamento de um kit de desenvolvedor que leva os serviços de validação de identidade digital ao ambiente web para o próximo ano.