A Huawei anunciou na última quinta-feira, 18, o desenvolvimento de SuperPoDs e SuperClusters, poder computacional voltado para inteligência artificial.

Um SuperPoD é uma máquina lógica única, composta por várias máquinas físicas que podem aprender, pensar e raciocinar como uma só. Eric Xu, vice-presidente do conselho e presidente rotativo da companhia chinesa, apresentou os mais recentes produtos da empresa: o Atlas 950 SuperPoD (com 8.192 NPUs Ascend) e o Atlas 960 SuperPoD (com 15.488 NPUs Ascend).

De acordo com a Huawei, os dois SuperPoDs oferecem desempenho líder do setor em diversos indicadores-chave, incluindo número de NPUs, poder computacional total, capacidade de memória e largura de banda de interconexão. Com base nos roadmaps de produtos divulgados por concorrentes da indústria, esses SuperPoDs seriam atualmente os mais poderosos do mundo.

Xu também anunciou o Atlas 950 SuperCluster (com mais de 500 mil NPUs Ascend) e o Atlas 960 SuperCluster (com mais de 1 milhão de NPUs Ascend), grandes clusters de computação formados por múltiplos SuperPoDs da empresa.

Com os novos equipamentos, a Huawei acredita poder fornecer poder computacional para IA em larga escala.

O terceiro lançamento do dia foi o TaiShan 950 SuperPoD, o primeiro SuperPoD de computação de uso geral do mundo. Combinado com o GaussDB, o TaiShan 950 SuperPoD pode servir como alternativa viável a mainframes, computadores de médio porte e servidores de banco de dados Exadata.

A proposta é suprir gargalos de infraestrutura para IA de interconexão – mais precisamente limitações físicas das tecnologias de cabo para conectar diversos chips e SuperPoDs a longas distâncias, mantendo conexões confiáveis, de alta velocidade e baixa latência.

Para isso, a Huawei apresentou um novo protocolo de interconexão para SuperPoDs, o UnifiedBus. A ideia é que a indústria adote o protocolo para desenvolver outros produtos e componentes baseados no UnifiedBus e criar um ecossistema aberto. Para isso, Xu abriu suas especificações.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!

E siga o canal do Mobile Time no WhatsApp!