Vivo e Algar Telecom são as operadoras que mais praticaram inovação aberta com startups no Brasil no último ano, nesta ordem. Essas empresas, juntas com Globo (3º lugar) , SBT (4º) e Uol (5º) são responsáveis por 74% dos relacionamentos com startups, segundo o 100 Open Startups que desenvolveu o Ranking TOP Open Corps 2022. Os dados são referentes à categoria Mídia e Telecomunicações, uma das 25 categorias de mercado avaliadas pelo estudo.

O Ranking 100 Open Startups identificou 27 empresas que tiveram relacionamentos de inovação aberta com startups pela primeira vez no último ano, o que elevou para 82 o número de Open Corps identificadas no Brasil. Trata-se de 2,3% de todas as empresas que fazem open innovation com startups no Brasil.

Ainda no universo do segmento de Mídia e Telecomunicações, essas corporações estabeleceram 520 relacionamentos de negócios com 395 startups no último ano, um crescimento de 287% em relação a 2021. O tipo de contrato mais comum foi a contratação de serviços ou produtos das startups, seguido pelo matchmaking e conexão com as startups.

Esses 520 relacionamentos de negócio transacionaram diretamente cerca de R$ 95 milhões (contra R$ 28 milhões no ano anterior).

As startups que mais fizeram negócios com essas empresas estão no segmento de productivitytech (18%), retailtech (17%) e indtech (17%).

O Ranking 100 Open Startups é publicado desde 2016. Sua lista é feita a partir dos relacionamentos estabelecidos entre startups e corporações e premia as empresas líderes em open innovation com startups. Esta é a sétima edição do ranking e foram registrados 42.588 relacionamentos de inovação aberta nas 25 categorias avaliadas, um incremento de 61% em relação à lista de 2021.