Ter acesso a dados gerenciais, relatórios precisos e informações estratégicas para tomada de decisão com mais velocidade em qualquer lugar e hora, pelo celular ou tablet. Neste sentido, os aplicativos móveis vêm ganhando cada vez mais espaço no mundo corporativo. Hoje, seu uso nas empresas não é mais considerado diferencial, mas sim, uma necessidade para se manter competitivo e se destacar no mercado.

Claro que essa realidade tem impulsionado o setor de softwares para gestão empresarial, ou seja, é cada vez maior o número de gestores utilizando smartphones e tablets para acessar dados que os auxiliem a gerir seu negócio. Um estudo da consultoria IDC reforça essa visão. De acordo com o levantamento, hoje, um a cada 10 dólares do orçamento de TI é direcionado para soluções móveis de ERP.

Ainda segundo a consultoria, até 2017, os smartphones responderão por 73% das vendas de dispositivos inteligentes. Apenas neste ano, 53 milhões de aparelhos devem ser vendidos no Brasil. Quando se olha somente o universo dos tablets, eles saíram de 4% das vendas, em 2011, para 13% neste ano. Hoje, de todos os tablets vendidos, 18% são para empresas e governos.

A mobilidade tem sido o marco de uma nova era na dinâmica das empresas, possibilitando uma forma de gestão mais flexível e personalizada. Ao obter as informações do negócio por meio dos dispositivos móveis, os gestores ganham total independência para fazer visitas presenciais e estreitar relações com clientes, prospects e parceiros, por exemplo.

É importante frisar que ao escolher essas soluções, os gestores devem avaliar se elas são compatíveis com diversos sistemas operacionais (Windows, IOS, Android etc). Também é preciso levar em conta a flexibilidade dessas soluções. Elas devem permitir que os executivos possam personalizar as informações que desejam receber.

Sua adoção é inevitável para aqueles que não querem parar no tempo, e desejam uma tomada de decisão com mais embasamento e velocidade. Mas fique atento para escolher a solução que melhor se encaixe com as características do seu negócio, com recursos tecnológicos realmente de última geração, pois disso dependerá o sucesso da sua empresa.